Rádio pausada

Siga a CAARO

529 Visualizações

Unindo informação e ludicidade, Descomplica Nina ensina sobre empatia, inclusão e ciências

Em um país com tanta diversidade de cores e etnias, um grupo que sofre com a invisibilidade aos olhos da sociedade é a população albina. Apesar do déficit de informações sobre o número de albinos no Brasil, estima-se que, atualmente, tenham aproximadamente 21 mil pessoas, de acordo com informações da Secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.


A falta de informações sobre o albinismo, condição genética que faz com que as pessoas nasçam sem melanina, a proteína que dá a coloração de olhos, cabelos e pele, torna-se um grande problema de saúde e social, pois, além de enfrentar os problemas físicos em decorrência da ausência de melanina (como problemas visuais, mais sensibilidade para efeitos do sol, lesões e neoplasias na pele) os albinos também precisam lidar com o preconceito e falta de entendimento sobre si mesmos.


E foi essa mesma questão que incentivou a autora Sarah Barbaresco a criar uma história infantil para explicar como ocorre o albinismo. Com ilustrações do artista Fábio Vinícius, “Descomplica Nina em: a fantástica fábrica genética” (Editora InVerso, 2022) é o resultado de um longo trabalho de pesquisa, troca de informações e experiência.


Mãe de uma menina albina, Sarah, assim como a maioria das pessoas, não sabia nada sobre a condição da filha. “Depois do baque inicial, uma verdadeira fase de luto, comecei minha jornada de ressignificação da maternidade e de busca por maneiras de estimular o desenvolvimento visual da minha filha. Por meio das redes sociais, comecei a compartilhar minha rotina e as informações que eu ia descobrindo sobre o albinismo. No início, era apenas uma forma de aceitação da minha maternidade atípica e hoje se tornou uma poderosa ferramenta de transformação e informação”, conta.


A iniciativa no meio digital a levou a conhecer a cientista e parceira Lilian Kimura, doutora em biologia genética, idealizadora do Projeto Amor à Pele e autora da cartilha “Nasci sem melanina, como assim?” (Editora InVerso, 2021). “Tive o privilégio de participar na coautoria de capítulos da Cartilha educativa sobre o albinismo e, foi a partir uma live com a Lilian, na qual ela trouxe a metáfora da fábrica do bombom-melanina, que surgiu a ideia de publicarmos um livro. Juntamos a história de saberes de uma cientista com as vivências de uma mãe de uma criança albina pra criar este livro infantil”, explica Sarah.


Barbaresco explica que, mesmo sendo um livro destinado ao público infantil, e tendo um foco na genética, servirá também para os adultos entenderem, de forma lúdica, o que acontece no momento de ‘fabricação’ de um bebê para que ele nasça albino. Com uma personagem carismática, curiosa e sensível, além de ajudar a quebrar preconceitos e fortalecer a aceitação, Nina também vai contribuir para que muitas crianças albinas se sintam representadas ao lerem a história e sejam estimuladas a desenvolverem o conhecimento de si e de sua condição.


Unindo informação e a experiência materna da autora, Descomplica Nina vem para cumprir um papel de dar luz e voz ao albinismo. De descomplicar conceitos abstratos e tornar a genética mais acessível a todos, fazendo com que quem é albino se sinta representado e, quem não é, seja mais gentil com quem tem albinismo.


“Quando outras crianças e famílias, que não convivem com o albinismo, visitam a “Fábrica Fantástica da Genética”, passam a entender a condição sob outro aspecto e refinam seu olhar empático. Além disso, o livro será um excelente instrumento pais e educadores ensinar sobre empatia, inclusão e ciências”, finaliza Sarah.


Sobre a Editora:


A InVerso atua desde 2004, com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários. Nossa sede está em Curitiba – PR, com distribuição e divulgação em todo o Brasil e para os demais países reconhecidos pela comunidade internacional. A editora participa de feiras literárias, bienais, concursos culturais e grandes eventos do segmento.
Com a missão de oferecer aos leitores uma experiência literária por meio de várias opções de títulos, a InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre escritor, leitor e editora.


Serviço:


Sessão de autógrafos do livro “Descomplica Nina – A fantástica fábrica da genética” com a autora Sarah Barbaresco e a protagonista Nina.
Dia: 04 de agosto
Onde: Livraria Leitura – Porto Velho Shopping – 1º piso
Avenida Prefeito Chiquilito Erse, 3288
48 páginas | 21 x 21 cm | PTBR | ISBN 978-85-5540-289-90
O livro pode ser adquirido na loja virtual da editora: www.editorainverso.com.br

Leia Também

Mapa do Site
CAARO