Rádio pausada

Siga a CAARO

1090 Visualizações

OAB-na-escola-Marcelo-Cândia-40O projeto denominado “Um dia com a OAB na escola” realizado neste sábado (17) pela Ordem dos Advogados do Brasil, através da Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária com apoio da Caixa de Assistência de Advogados de Rondônia (CAARO), reuniu centenas de pais e alunos na escola Marcello Cândia.

Com o objetivo de ampliar suas ações de caráter social, a OAB/RO, ofereceu gratuitamente atendimento jurídico, atendimento oftalmológico com apoio do Conselho Regional de Medicina de Rondônia – Cremero, e realização de palestras e entregas de kits odontológicos para as crianças pelo Conselho Regional de Odontologia de Rondônia – CRO/RO.

Outro ponto importante do evento foi a entrega da Constituição Brasileira, aos professores das 21 turmas da Escola do Ensino fundamental. O objetivo é que eles possam orientar as crianças para a convivência social, com base nos parâmetros da democracia, a fim de contribuir para o seu desenvolvimento intelectual e moral e, ainda, incentivar o exercício da cidadania para que os mesmos tenham a oportunidade de tomar conhecimento desde cedo quanto aos seus direitos e deveres. Também foi entregue a cartilha a todos os pais dos alunos um exemplar do Manual do Orientações ao Eleitor.

Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante que acompanhou de perto a realização do evento, ações como esta são fundamentais para proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da sociedade através da conscientização dos valores da justiça e do aprimoramento do conhecimento.

Além do atendimento jurídico que registrou como maior procura a busca por informações relacionadas à pensão alimentícia e questões trabalhistas, os pais dos estudantes da escola puderam assistir a palestras sobre “Noções Básicas de Direito do Cidadão Brasileiro”, ministrada pelo advogado Marcos Alves e “Voto consciente, Voto Cidadão”, ministrado pelo juiz eleitoral Juacy dos Santos Loura Júnior.

De acordo com o organizador do evento o presidente da Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária, Marcos Alves, o evento foi possível graças a união de instituições, como a OAB, CREMERO e CRO, que compactuam do mesmo objetivo quanto a inclusão da cidadania que neste momento atingiu os estudantes de ensino fundamental da escola Marcelo Cândia.

Um dos colaboradores para realização do evento, Manoel Veríssimo, presidente da CAARO, parabenizou os responsáveis pelo sucesso da realização do evento, principalmente pelo amplo conhecimento que foi transmitido as crianças nesta fase fundamental de formação de opinião.

Para a diretora da Escola, irmã Maura Lucia Pinheiro Lacerda, a ação foi essencial para despertar nas crianças e nos pais a necessidade de conhecer e buscar seus direitos. “Quero parabenizar a OAB e os parceiros por esta iniciativa, que serviu para plantar uma semente de cidadania nas nossas crianças”, pontuou a irmã.

Doação
Aproveitando a ação social na Escola Marcello Cândia, por meio da OAB, um advogado voluntário doou uma bicicleta para ser rifada no dia do evento. No total foi arrecadado o valor de R$ 5.850,00 que, segundo a Diretoria da escola, será utilizado para ajudar na construção de mais uma sala de aula.

Leia Também

Mapa do Site
CAARO