Rádio pausada

Siga a CAARO

3597 Visualizações

inauguracao-sala-alvorada (20)A primeira etapa de entrega das novas e modernas Salas de Apoio ao Advogado foi encerrada na manhã desta sexta-feira(05), na sede da OAB em Alvorada D´Oeste. Somente esta semana, no período de 02 a 05 de março, a OAB Rondônia entregou aos advogados do interior nove núcleos de apoio dotados de modernos equipamentos tecnológicos, aliados ao conforto e comodidade que os profissionais tanto precisam para tornar sua rotina muito mais eficiente.

Os centros de inclusão digital entregues no interior seguem a linha do novo padrão de mobiliário e equipamentos tecnológicos de ponta adotados pela gestão e garantem toda a estrutura necessária para o advogado acessar seus processos virtuais, peticionar eletronicamente, escanear documentos e acelerar as demandas jurídicas em favor do cidadão.

Os recursos para a implantação das novas salas de apoio no interior do Estado e também da capital, provém do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), geridos pela CAARO, braço assistencial da OAB/RO. O projeto visa garantir que o profissional não fique à margem das mudanças tecnológicas pelas quais passa o judiciário brasileiro em função da implantação PJe.

Ao fazer a entrega oficial da sala, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou que as salas de apoio fazem parte da terceira etapa do projeto de inclusão digital promovido pela Seccional e de maior valor orçamentário da atual gestão. “Mas elas não representam apenas acesso à tecnologia, representam mais dignidade e propiciam ambiente humanizado aos advogados do Estado”.

Antes de chegar a esta etapa que municia a advocacia de novos equipamentos, a OAB teve a preocupação de capacitar os advogados em todo o Estado afim de que eles pudessem se preparar para esta nova era em função da implantação do PJe; estimular a certificação digital, com a doação de tokens, por meio das caravanas itinerantes realizadas com a parceria da CAARO.

O diálogo intenso com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-14) – primeiro a implantar o PJe em todas as varas de Rondônia – e, da mesma forma, com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que passou a implantar o sistema foi fundamental para resolver todos os enfrentamentos que surgiram quando da implantação do sistema, explicou o presidente da OAB/RO, especialmente em função das dificuldades de acesso à internet.

“Temos muitas realidades em nosso Estado e peculiaridades regionais que precisavam ser defendidas. Obtivemos êxito nesta etapa, graças ao apoio de todo o sistema: Diretoria Seccional, Conselho, Diretoria das Subseções e CAARO e ao diálogo transparente que adotamos junto ao Judiciário. Assim devemos permanecer para garantir que o advogado possa ter a garantir do pleno exercício de sua atividade”.

Manoel Veríssimo, reforçou o empenho da OAB/RO e da CAARO para garantir que esse sonho se tornasse uma realidade. “Nossa proposta de gestão é promover um novo tempo para a advocacia rondoniense e a concretização de mais uma etapa do projeto de inclusão digital – com a entrega das salas – é parte importante desta proposta. O advogado do interior hoje pode dizer que os serviços oferecidos na capital, são os mesmos ofertados no interior, isso é fazer gestão. Promover benefícios a nossa classe em todos os cantos, sem qualquer discriminação”.

“É muito importante ter a OAB acompanhando essas mudanças tecnológicas do judiciário, mais importante ainda é nossa entidade continuar mantendo-se firme nos enfrentamentos para que o PJE não seja excludente e sim includente. Temos certeza que esse trabalho será mantido e só temos que agradecer todos esses investimentos e atuação em favor de nossa atividade”, declarou o presidente da Subseção, Antonio Ramon Viana Coutinho.

Estiveram presentes a solenidade o secretário-geral da OAB/RO, Michel Barros, os conselheiros seccionais Douglas Wagner Codignola e Washington Ferreira Mendonça, a diretoria da Subseção, composta pelo vice-presidente, Claudiney Quirino de Souza, da secretária geral, Maria Helena de Paiva, o secretário-geral adjunto, Carlos Frederico de Souza Cruz, do diretor tesoureiro, Silvio Luiz Ulkowski, a juíza Elisângela Frota Araújo Reis, o promotor de justiça Eider José Mendonça das Neves, o delegado Rafael Moisés de Souza Bussioli e o ex-presidente da Subseção José de Arimateia Alves.

Antes de inaugurar a 9ª Sala de Apoio na Subseção de Alvorada D´Oeste, a OAB Rondônia inaugurou núcleos em Machadinho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto e Ji-Paraná. Ainda serão inauguradas em breve, mais 18 salas nas cidades de Ji-Paraná, Buritis, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Cacoal, Ouro Preto D’Oeste, Ariquemes, Jaru e Porto Velho.

Ampla reforma na sede

Além da nova sala de apoio, a sede da OAB em Alvorada D´Oeste recebeu ampla reforma que incluiu novo forro no auditório, nova fachada e pintura geral em todos os ambientes. A reforma foi feita para adequar a Subseção ao layout da sala de apoio que torna-se padrão em todas a unidades da OAB em Rondônia.

Leia Também

Mapa do Site
CAARO