Rádio pausada

Siga a CAARO

1264 Visualizações
dirigentes

Dirigentes à frente da galeria dos ex-presidentes

Com uma proposta de ampliar suas ações e interiorizar o relacionamento com os advogados cada vez mais, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro) inaugurou sua nova sede na noite de sexta-feira, numa cerimônia que lotou a seccional da OAB rondoniense, tornando o espaço pequeno para o grande número de advogados que foram prestigiar o evento. Um dos pontos altos apresentados aos presentes foi a nova biblioteca, das mais completas e modernas de literatura jurídica em Rondônia. A nova sede conta também com clínica odontológica equipada e ambulatório médico.

Durante a cerimônia, o primeiro presidente da Caaro, advogado Douglacir Santana, falou das dificuldades para a criação da entidade, no começo dos anos 90, devido a falta de recursos financeiros à época. Disse ele que foi obrigado a recorrer às seccionais da OAB em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. A Caixa de então contava apenas com uma pequena livraria, farmácia e um gabinete odontológico emprestado.

O presidente da OAB em Rondônia, Andrey Cavalcante, incumbido na oportunidade pelo presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado, de representá-lo, enumerou algumas das ações da Caaro, como os planos de saúde oferecidos aos advogados, as campanhas de saúde, vacinação, capacitação digital, e outras, que ele atribuiu a um trabalho de “muita renúncia pessoal e de união entre as diretorias da OAB, Caaro, e bancada dos conselheiros federais”. Cavalcante agradeceu ao presidente do Fundo de Integração de Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), o conselheiro federal por Alagoas, Felipe Sarmento, que fez questão de prestigiar o ato e pediu a Sarmento que levasse ao Conselho Federal a condição de “gratidão e lealdade”.

Felipe Sarmento, presidente do Fida, organismo responsável pela assistência aos advogados por meio de projetos apresentados pelas Caixas de Assistência dos Advogados (CAAs) e pelas diretorias das Seccionais, também nas áreas de construção e reformas nas sedes, compras de móveis, equipamentos e outros benefícios, aliados à capacitação profissional dos advogados, falou do caráter federativo e solidário do Fundo, que atua “sempre voltado para as bases”.

manoel

Manoel Veríssimo, presidente da Caaro, fala dos avanços da instituição

O presidente da Caaro, Manoel Veríssimo, enfatizou a determinação de toda a diretoria em ampliar horizontes conceituais, abordagens, e operacionalização do sistema, sobretudo, o projeto de interiorização, no sentido de implantar serviços para cuidar do advogado e de sua família. Abordou também uma das ações mais importantes que foi a capacitação digital visando à inclusão  digital dos advogados e a qualificação da classe para ter acesso e atuar sem entraves no Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Com a ajuda do Fida, a Caaro implantou centros de inclusão digital na OAB e nos salas dos fóruns em Porto Velho. A próxima etapa, agora, segundo Manoel Veríssimo, será a implantação dos centros digitais nas principais subseções e continuar estendendo o serviço às demais até que todas adotem o processamento eletrônico em suas rotinas de trabalho.

Leia Também

Mapa do Site
CAARO