Rádio pausada

Siga a CAARO

2212 Visualizações

Inauguração-Centro-de-Inclusão-Digital-1Facilitar o acesso dos advogados às novas tecnologias adotadas por várias esferas do Judiciário Brasileiro, especialmente em função da implantação do Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe), é uma das principais metas da atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). Uma das várias etapas deste compromisso, foi vencida na manhã desta sexta-feira (31), com a entrega à advocacia rondoniense do Centro de Inclusão Digital da OAB/RO.
A unidade funciona nas dependências da sede da Seccional, em Porto Velho, e tem o objetivo de promover o treinamento e a capacitação de todos os advogados do estado de Rondônia para que estes possam realizar, sem grandes dificuldades, todas as demandas judiciais no sistema virtual e ainda dispor de técnicos capacitados para servir de apoio sempre que houver demanda para acessar este sistema.
O Centro de Inclusão Digital da OAB faz parte de um projeto arrojado da atual gestão da OAB/RO de levar a certificação digital a todos os advogados de Rondônia, aliado a capacitação para nivelar o conhecimento dos operadores do Direito. O projeto foi concretizado por meio de recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados de Rondônia (Fida), geridos pela Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).
Durante a solenidade de inauguração, o Presidente da CAARO, Manoel Veríssimo, lembrou que a advocacia rondoniense vive um novo tempo. E um dos termômetros que pode ser medido esse novo tempo são os resultados positivos obtidos nos cursos sobre o PJe promovidos por meio das caravanas itinerantes da CAARO e OAB no interior. Os treinamentos contaram com a participação de grande parte da advocacia de Rondônia, aliado a aquisição da certificação digital em função da doação dos tokens feita pela Caixa de Assistência.
Andrey Cavalcante agradeceu todo o apoio da CAARO na concretização desse projeto de promover a inclusão digital dos advogados, um dos maiores desafios da gestão, especialmente em função das distâncias que separam fisicamente a Seccional das18 Subseções que existem no interior. Ele aproveitou a presença dos membros do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), do Tribunal Regional do Trabalho – 14 Região e da Justiça Federal para reforçar a parceria com as instituições nessa nova era digital.
O Presidente da OAB fez questão de comentar que o empenho da OAB e CAARO em promover os treinamento e o estímulo a certificação digital, elevou Rondônia a ser um dos três estados da federação com o maior número de advogados com a sua certificação digital.
Andrey também ressaltou o importante apoio do Conselheiro Federal Elton Assis, presente ao evento, que não poupou esforços junto ao Conselho Federal da OAB, para garantir a vinda de recursos para Rondônia com o fim de auxiliar nesse processo de inclusão digital e tantos outros projetos que visam promover benefícios a advocacia rondoniense.
Na oportunidade os membros da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RO, Walter Airam e Felipe Pestana, falaram sobre todo apoio da Seccional em garantir o treinamento aos advogados do Estado e ainda pela forma responsável e compromissada com que sempre esteve junto ao Judiciário do Estado para garantir que o PJe fosse implantado de forma tranquila, sem traumas, para evitar o açodamento profissional e o consequente prejuízo a sociedade, que não teria garantido o direito ao acesso a justiça.
Estiveram presentes ao evento o Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Desembargador Rowilson Teixeira, o Vice-Presidente do TJRO, Desembargador Alexandre Miguel, o Vice-Presidente do TRT-14ª, Desembargador Francisco José Cruz, o Juiz Federal Dimis da Costa Braga, o Corregedor do TJRO, Daniel Lagos, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Edilson de Souza Silva, o Juiz Auxiliar da Presidente do TJRO, Adalberto Castro Alves, todos membros da Diretoria da OAB/RO, Diretoria da CAARO, Conselheiros Estaduais, Presidentes de Subseção, vários advogados e demais convidados.

Homenagem
O Centro de Inclusão Digital da OAB/RO homenageia a advogada e Diretora de Inclusão Digital da OAB/RJ, Ana Amélia Menna Barreto, que leva o seu nome na sala. A homenagem, proposta pelo Presidente da OAB/RO, deve-se a todo empenho de Ana Amélia em se dispor a vir a Rondônia, ministrar gratuitamente os cursos aos advogados do Estado e ainda organizar sua agenda para ministrar cursos tanto em Porto Velho, como no interior.
Ana Amélia também sempre se dispôs a dar suporte online aos técnicos da OAB/RO e ficou a disposição para esclarecimento de dúvidas e a ajudar nos procedimentos de rotina da Seccional quanto aos treinamentos e certificação digital.
Ela destacou a grande parceria entre OAB e CAARO para entregar aos profissionais esta sala e afirmou que a OAB de Rondônia servirá de exemplo ao restante do país com iniciativas como esta que visam auxiliar os advogados nesse processo, muitas vezes pode ser traumático. “Rondônia está fazendo seu dever de casa, pois faz uma gestão movida pela paixão. Paixão movida pela advocacia de Rondônia e que atende seus anseios”.
A homenageada recebeu das mãos do Presidente do TJRO, Rowilson Teixeira, uma réplica da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em miniatura e outra réplica das Três Caixas D’Agua das mãos do Vice-Presidente do TRT-14ª, Francisco Cruz, todas produzidas pelo artista local, Pedro Furtado.

Leia Também

Mapa do Site
CAARO