Rádio pausada

Siga a CAARO

227 Visualizações

Nesta quarta-feira (19) a presidente interina da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia, Dra. Chris Gordon representou a instituição participando de uma roda de conversa sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, realizada pela prefeitura de Cacoal para fortalecer o compromisso com a criação de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo.

A proposta da roda de conversa foi levar informações e tirar dúvidas sobre assédio sexual e moral dentro de uma instituição, citando comportamentos inadequados entre gestores e servidores, bem como, as consequências do assédio, moral e sexual, no ambiente laboral. Com a participação da Dra. Chris Gordon, especialista em Direito do Trabalho e da Dra. Priscila de Assis Silva, psicóloga especialista em terapia cognitiva comportamental.

Durante o evento, que contou com mais de 200 servidores, foram abordadas as definições do assédio, moral e sexual, e respondidas várias perguntas dos presentes.

Para a Dra. Chris Gordon, eventos como este fortalecem as relações, proporcionando ambientes de trabalho mais seguros, e além de orientar os colaboradores quanto a identificação do assédio, previne situações mais graves: “Apesar do tema ser delicado e ocorrer com frequência, tratar do assunto é importante para trazer conscientização, tanto para gestores, quanto empregados, sendo possível a identificação e, tomar medidas adequadas visando garantir um ambiente de trabalho saudável”.

A Dra. Priscila de Assis, concorda com a importância e ainda traz relatos de acontecimentos, a fim de mostrar como isso é prejudicial para o psicológico da vítima, como para toda uma instituição. “Uma pessoa que sofre assédio, tanto moral quanto sexual, pode ficar extremamente abalada e fragilizada, e muitas vezes pode se sentir sozinha e sem saber como agir, sendo necessário o acolhimento”.

Conforme Deborah May Dumpierre, Procuradora Geral do Município de Cacoal, o evento teve o intuito de conscientizar sobre a importância do tema e reprimir práticas e condutas opressoras dentro da administração pública. “Este é um evento de conscientização sobre o que é o assédio moral e sexual, onde informamos aos servidores e gestores, caso sejam vítimas de assédio, que a prefeitura oferece canais de denúncia adequados, como também realiza averiguação, procedimento administrativo e punição que pode chegar até a exoneração do assediador”, relata.

O evento foi idealizado pela Procuradoria em conjunto com a Corregedoria Geral do Município. A advogada e corregedora Samara Gnoatto de Castro Chaves agradeceu a todos os presentes e a parceria com a CAARO.

Leia Também

Mapa do Site
CAARO