Rádio pausada

Siga a CAARO

1864 Visualizações

A Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAA-RO), foi uma das apoiadoras do evento realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) no dia 9 de abril de 2016.

A I Caminhada em Prol do Autismo foi realizado no Espaço Alternativo em Porto Velho e teve como tema o amor e respeito para quem tem uma maneira diferente de ver o mundo, em referência ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“Apesar do espectro autista acometer milhões de pessoas em todo país, muitas pessoas ainda desconhecem a doença, por isso é tão importante a realização de eventos como este para conscientizar a todos que o trabalho não deve estar limitado ao diagnóstico precoce e tratamento, mas deve preconizar a inclusão de terapias, planos educacionais e outros passos que levem na direção de um compromisso mantido para a vida toda para que o autista tenha  qualidade de vida”, enfatizou Rochilmer Rocha Filho, presidente da CAA-RO.

Conheça o Autismo:

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já começam a demonstrar sinais nos primeiros meses de vida: elas não mantêm contato visual efetivo e não olham quando você chama. A partir dos 12 meses, por exemplo, elas também não apontam com o dedinho. No primeiro ano de vida, demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas e, quando os pais fazem brincadeiras de esconder, sorrir, podem não demonstrar muita reação.

O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade.

Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) referem-se a um grupo de transtornos caracterizados por um espectro compartilhado de prejuízos qualitativos na interação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos pronunciados (Brentani et al, 2013).

Leia Também

Mapa do Site
CAARO